Notícias

  • Mai

    24

    2016

Polícia Militar oferece serviço de Mediação Comunitária à população

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da 2ª Companhia do 36º BPM/I, oferece à população ararense um serviço inovador denominado Mediação Comunitária, que vem acontecendo em uma sala reservada nas dependências da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Araras).

O Cabo PM Stephani, especialmente capacitado para essa função, realiza aMediação que é uma forma já consagrada em diversos países de Resolução Alternativa de Conflitos. Ainda pouco conhecida no Brasil é, basicamente um convite ao diálogo para pessoas que possuem alguma discordância sobre um fato ou comportamento que vem trazendo desconforto para uma ou para as duas partes, como exemplo, um vizinho que insiste em deixar o som alto e incomoda os demais.

A proposta da mediação é colocar essas duas partes frente a frente numa conversa franca, onde o objetivo é tentar através de mudanças de atitude, melhorar o convívio. A mediação não se confunde com arbitragem ou conciliação, pois o mediador não tomará nenhuma decisão pelas partes e não decidirá quem está certo ou errado; apenas estabelecerá normas para um diálogo e, no final fará um relatório do que foi acordado entre as partes.

Segundo o Cabo PM Stephani, o objetivo da mediação não é diminuir as demandas judiciais e nem aumentar o tempo de patrulhamento da Polícia, embora isso vá ocorrer naturalmente. “Nossa missão é muita mais ampla: contribuir para que as pessoas aprendam a dialogar, fortalecendo uma cultura de paz na sociedade”, definiu ele.